Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Executivo açoriano aprova marca “Biosfera Açores”



O Governo dos Açores aprovou hoje o regulamento da marca “Biosfera Açores”, o manual de procedimentos e o modelo de declaração, que constituem a portaria publicada em Jornal Oficial.

Com esta medida, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, pretende regulamentar a marca “Biosfera Açores” para realçar os factores distintivos da Região, tais como a biodiversidade e geodiversidade de excelência, a calma e natureza inexplorada, a vida marítima, a diversidade de ilhas e paisagens, e produtos locais.

Assim, permite-se colocar esta “Marca” ao serviço do incremento da atractividade do produto “turismo da natureza” e do destino Açores, contribuindo para implementar uma estratégia que vise o desenvolvimento sustentável deste destino turístico.

Álamo Meneses considera que “os Açores são uma realidade única de beleza natural e preservação ambiental” e a atestar esse facto está a recente distinção das “Reservas da Biosfera” para as ilhas do Corvo, Flores e Graciosa, bem como o destaque dado ao destino por vários especialistas em turismo da natureza.

Com a Gestão das Reservas da Biosfera, o Secretário do Ambiente e do Mar pretende ter “um modelo de desenvolvimento centrado na conservação dos patrimónios ambiental e cultural”, sendo a sua gestão na Região assegurada pelo Parque Natural de Ilha, a unidade de gestão base da Rede Regional de Áreas Protegidas da Região Autónoma dos Açores.

As Reservas da Biosfera, são classificadas ao abrigo do programa de conservação e gestão do património natural estabelecido pela UNESCO a partir de 1971, designado por Man & Biosphere, conhecido pela sigla em inglês MAB, sendo escolhidas com base em parâmetros científicos que vão além do objectivo da protecção, pois tencionam desenvolver um modelo de gestão, unindo Governos e sociedades locais.


GaCS/HO

Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Recital de Fagote e Piano na Graciosa





A Temporada de Música 2011 apresenta dois recitais de fagote e piano, com Rui Lopes e Paulo Pacheco, um no Centro Cultural da Graciosa, dia 30 de Abril e outro no Auditório Municipal de Velas, no dia 1 de Maio, às 21h30.

Rui Lopes é um dos mais destacados fagotistas portugueses que se tem afirmado no panorama internacional, tanto como solista como músico de orquestra.

Diplomado pela Academia de Música de Basileia com nota máxima, foi o vencedor do X Concurso Internacional de Interpretação do Estoril. Paulo Pacheco é um dos principais músicos açorianos da actualidade e tem tido uma presença regular em alguns dos melhores agrupamentos de música de câmara portugueses, como é o caso do Trio.pt e do Triunvirato.

As obras em programa vão desde o século XVII ao século XX, passando por J. S. Bach, F. Chopin e J. Brahms de quem serão apresentadas obras para piano solo, e pelos compositores R. Schumann, C. Saint-Saëns, E. Denisov, A. Tansman e P. Hindemith que serão interpretadas em conjunto. Foi precisamente no século XVII que o fagote, instrumento de sopro de palheta dupla, adquiriu o formato que conhecemos hoje, passando a ser constituído por quatro peças e três chaves, em vez do seu antepassado, chamado «dulciana», construído apenas numa peça e com duas chaves.

A Temporada de Música 2011 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural com sede em Ponta Delgada.



GaCS/DRaC


Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 26 de abril de 2011

O filme "Vais Conhecer o Homem dos teus Sonhos" no cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 29 de Abril







O filme "Vais Conhecer o Homem dos teus Sonhos" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 29 de Abril, pelas 21h.




Pais: Estados Unidos, Espanha
Género: Comédia, Romance
Duração: 98m
Classificação: 12M
Interpretação: António Banderas, Josh Brolin, Anthony Hopkins, Naomi Watts
Realização: Woody Allen



Depois de Alfie deixar Helena para perseguir a sua juventude perdida na figura de uma jovem prostituta de espírito livre chamada Charmaine, Helena abandona a racionalidade e entrega a sua vida aos conselhos patetas de uma vidente charlatã. Infeliz com o seu casamento, Sally desenvolve uma paixoneta pelo seu atraente chefe, proprietário de uma galeria de arte, Greg, enquanto Roy, um romancista que aguarda com nervosismo uma resposta ao seu último manuscrito, fica alucinado com Dia, uma mulher misteriosa que o surpreende quando este a observa pela janela.






Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo cria Programa 60+/Açores para 2010-2011



O Governo dos Açores criou o Programa 60+/Açores para 2010-2011, que será gerido pela Fundação INATEL, nos termos e condições expressos no regulamento fixado em protocolo, publicado hoje em Jornal Oficial.

Com este programa, o executivo pretende “incentivar os cidadãos residentes nos Açores, com 60 ou mais anos de idade, ao contacto com as outras ilhas do arquipélago, possibilitando que estes usufruam de um período de férias e de convívio em regime de pensão completa, durante um período de sete dias e seis noites, mediante um valor simbólico de participação”.

O sucesso atingido pelo Programa 60+/Açores em 2008 e 2009, que já permitiu o acesso a cerca de 2000 cidadãos residentes na Região Autónoma dos Açores, possibilita manter “válidas as razões para os denominados Programas de Turismo Sénior, atenta a respectiva função social e de dinamização da economia regional, razões essas reforçadas pela actual conjuntura económica e inerentes reflexos na actividade turística, hoteleira e da restauração”.

Nos termos daquele despacho conjunto do Secretário Regional da Economia e da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, o financiamento do Programa é de € 500 000 euros, o qual será assegurado em partes iguais por ambas as entidades governamentais.

A transferência para a INATEL da verba referida será processada em 50% até 14 de Dezembro de 2010; 40% até 15 de Março de 2011 e o restante após a apresentação do relatório de execução do programa.

Por sua vez, foi criada uma Comissão de Acompanhamento, composta por representantes da INATEL e das Secretarias Regionais da Economia e do Trabalho e Solidariedade Social com a incumbência de acompanhar a sua execução e elaborar o relatório final.


GaCS/HO

Publicado por: Jorge Gonçalves

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Galeriacores deseja a todos uma Santa e Feliz Páscoa






A Galeriacores deseja a todos uma Santa e Feliz Páscoa




Publicado por: Jorge Gonçalves

Comemorações do 25 de Abril na Ilha Graciosa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Na Graciosa com X Gala do Desporto Açoriano



A Secretária Regional da Educação e Formação assegura que o Governo dos Açores assume “o compromisso público de continuarmos a reconhecer a importância do desporto para os Açorianos”.

Palavras de Cláudia Cardoso, no discurso proferido na Graciosa, onde decorreu a X Gala do Desporto Açoriano.

A governante salientou que o Governo continuará a apostar na construção de instalações desportivas escolares de qualidade “que cumpram a função de estarem, simultaneamente, ao serviço da população, quer para o desenvolvimento desportivo, quer como promotoras da actividade física”, mantendo a aposta “séria na prática desportiva dos mais jovens, apesar de termos já as taxas de participação mais elevadas do País”.

Para Cláudia Cardoso, ”ao concentrar esforços nos jovens asseguramos o futuro”.

A Secretária da tutela salientou ainda a continuidade da aposta no Desporto como um “importante factor de coesão e de promoção da qualidade de vida dos cidadãos”.

Em tempo de austeridade, a governante deixou ainda uma mensagem aos clubes e associações desportivas. Cláudia Cardoso alertou para a necessidade de “ter uma férrea consciência do limite das nossas possibilidades”, sendo “dever de cada clube, de cada equipa, encontrar os patamares de sucesso adequados às suas reais possibilidades”.

Da parte do Governo, disse, “podem continuar a contar com a aplicação do princípio da equidade, deixando à capacidade dos clubes a sua diferenciação”.

A Secretária da Educação garante que o Governo será no entanto “cada vez mais” rigoroso com todos aqueles que “escolhem trilhar o caminho do desperdício”.

Para Cláudia Cardoso, para além dos troféus e resultados obtidos, a grandeza do Desporto está também na capacidade de “possibilitar também níveis e expressões adaptadas a todos, como é o que se verifica no caso da actividade dos cidadãos portadores de deficiência, e hoje os Açores podem ter orgulho dos resultados que o projecto específico de apoio lançado há 8 anos pelo Governo produziu”.

Actualmente, disse a governante, existem “actividades especificamente adaptadas que contribuem para a integração plena que se exige e que permitem também a expressão das capacidades de cada um” em quase todas as ilhas, salientando o “redobrado orgulho” com que “os Açores acolheram a primeira atleta com o título de Campeã do Mundo”. Um título que “honra a Região e dá bem nota do trabalho produzido” no Arquipélago.



GaCS/HB

Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pescadores graciosenses vão receber coletes de segurança do Governo Regional



O Governo dos Açores concedeu à Federação das Pescas dos Açores um apoio financeiro no montante de 31.615,92 euros, destinado à aquisição de 612 coletes insufláveis para as embarcações que operam nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo.

Concedido por Portaria do Subsecretário Regional das Pescas, que foi hoje publicada em Jornal Oficial, este apoio governamental enquadra-se no protocolo celebrado entre a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e aquela federação, com sede no concelho da Madalena, ilha do Pico.

Marcelo Pamplona justifica o apoio agora atribuído com o facto das associações do sector da pesca serem “entidades que desenvolvem acções colectivas executadas em nome dos produtores da pesca que pertencem às comunidades piscatórias da respectiva ilha”.

Segundo refere, esta iniciativa tem suporte no sistema de incentivos existente no arquipélago para “apoiar medidas de interesse colectivo desenvolvidas pelos próprios operadores do sector das pescas, por organizações que actuem em nome dos produtores da pesca ou por organizações que contribuam para a resolução de problemas específicos das comunidades piscatórias ou por entidades científicas na área das ciências do mar”.


GaCS/HO/FG

Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Governo apoia Comissão Vitivinícola Regional dos Açores

O Governo Regional atribuiu à Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVRAçores), com sede na Madalena do Pico, um apoio financeiro, a fundo perdido, no valor de 46.000 euros.

Concedido por portaria do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, esta comparticipação visa fortalecer a capacidade de assistência técnica da CVRAçores “nas vertentes da fiscalização e do exame organoléptico aos produtos vínicos, das acções de verificação e emissão da certificação, bem como nas áreas da promoção, da divulgação e da representação do sector, no âmbito das suas atribuições, a nível regional, nacional e da União Europeia”.

Na portaria hoje publicada em Jornal Oficial, Noé Rodrigues justifica a atribuição deste apoio com o facto da CVRAçores ter um “papel de agente zelador do prestígio das indicações de proveniência regulamentada no mercado regional, nacional e estrangeiro”, para além de desenvolver uma importante “actividade na elaboração do cadastro vitícola regional”.

Fundada em 5 de Setembro de 1995, a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores é uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem como objectivo a genuinidade e a qualidade dos vinhos de indicação de proveniência regulamentada dos “Biscoitos”, “Pico” e “Graciosa”, bem como do vinho “Regional Açores”.

A sua intervenção estende-se também ao processo de certificação dos “Vinhos de Qualidade” e “Regional dos Açores”.


GaCS/FG

Publicado por: Jorge Gonçalves

Preço máximo de venda dos combustíveis actualizado nos Açores

As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma actualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores, à excepção dos gasóleos agrícola e pescas.

Esta actualização será de dois cêntimos por litro para as gasolinas 95 e 98, para o gasóleo rodoviário e para o fuel, e de dois cêntimos por quilo para o gás doméstico.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis vai manter-se com margens superiores ao que foi definido pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

De referir, igualmente, que no caso do gás doméstico, e desde a última actualização registada nos Açores, o seu preço subiu oito cêntimos por quilo no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença dos preços máximos praticados nos Açores para o mercado nacional será de menos 12,8 por cento e menos 12,6 por cento respectivamente. No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença será de menos 13,1 por cento.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos praticados nos Açores e os preços praticados no continente será de menos 32,2 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente será de menos 24,6 por cento.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 6 por cento para a gasolina 95, menos 10,6 por cento para a gasolina 98, e menos 5,7 por cento para o gasóleo rodoviário.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 desta terça-feira.


GaCS/NM

Publicado por: Jorge Gonçalves

sexta-feira, 15 de abril de 2011

X Gala do Desporto Açoriano na Graciosa no próximo dia 19 de Abril

A Secretária Regional da Educação e Formação salientou esta manhã o papel do desporto, como “parcela fundamental da educação e do desenvolvimento equilibrado” das crianças e jovens açorianos.

Cláudia Cardoso falava na conferência de imprensa de apresentação da X Gala do Desporto Açoriano, que terá lugar no próximo dia 19, terça-feira, na Graciosa e onde serão homenageados 101 atletas, dirigentes, clubes e associações desportivas, entre outras entidades ligadas ao desporto.

A governante lembrou que “numa altura em que o apelo ao sedentarismo se intensifica, o crescimento da notoriedade dos atletas açorianos a nível nacional é, só por si, motivo de satisfação, demonstrando que o desporto continua a ser parte integrante da vida dos jovens açorianos”.

Para este facto, disse Cláudia Cardoso, “muito têm contribuído as escolas açorianas, quer através da promoção da prática desportiva curricular, quer através da adesão aos Jogos Desportivos Escolares, entre outras iniciativas”.

À actividade realizada em contexto escolar, junta-se também o “trabalho que as associações, os clubes e outros agentes desportivos têm desenvolvido em todas as ilhas dos Açores, em prol do desporto açoriano”.

Cláudia Cardoso enalteceu ainda os lugares de destaque que os atletas açorianos têm conseguido alcançar, sendo muitos deles, campeões nacionais em modalidades individuais ou colectivas.

A Secretária lembrou a obtenção de títulos nacionais no Atletismo (4), no automobilismo (1), no desporto equestre (Dressage) (1), Golfe (1), Judo (1), Karaté (1), na patinagem (1), no Kickboxing (12) ou ainda na Natação (1), num total de 23 taças e campeonatos nacionais trazidos para a Região.

Destaque ainda para os excelentes resultados alcançados por atletas açorianos no desporto adaptado, com campeões nacionais (6) no atletismo e na natação.

Uma realidade que faz também com que a participação de atletas açorianos nas selecções nacionais das diversas modalidades seja, cada vez mais, uma constante.

Por isso, disse a governante, “os resultados alcançados pelos atletas da Região são, cada vez mais, motivo de orgulho. Mas mais até do que os resultados, há que destacar a vital contribuição do desporto, para a promoção de práticas de vida saudável”.

Perante a importância que o desporto assume na “educação e no desenvolvimento equilibrado das crianças e jovens açorianos”, Cláudia Cardoso garantiu que o Governo dos Açores continuará a “apostar de forma determinada na promoção da prática desportiva junto da população mais jovem dos Açores, garantindo assim o futuro.


GaCS/HB

Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Governo aumenta valor dos apoios a conceder no âmbito da habitação degradada

Com a publicação do Decreto Regulamentar Regional, que regulamenta o regime jurídico da concessão dos apoios financeiros a obras de reabilitação, reparação e beneficiação em habitações degradadas, o Governo dos Açores passa a apoiar habitações cuja área bruta de construção seja superior a 160 m2 e a suportar as despesas elegíveis inerentes ao processo de regularização da titularidade do direito de propriedade do imóvel candidato e do registo do ónus de inalienabilidade.

Recorde-se que o novo diploma regulamenta o Decreto Legislativo Regional que estabelece o regime de compartição na recuperação de habitação degradada, o qual introduziu inovações naquele regime, nomeadamente: o alargamento do leque de beneficiários abrangidos pelos apoios à habitação degradada, através de um regime excepcional de acesso, e o aumento do limite máximo de rendimentos por agregado familiar.

Através destes diplomas, é ainda possível a recandidatura nos casos em que já tenham decorrido mais de 10 anos entre a concretização total do apoio concedido e a mesma.

No que concerne ao montante de apoios a conceder, o mesmo será o correspondente ao valor da intervenção a realizar, tendo em consideração a composição do agregado familiar do candidato, a tipologia adequada, a área bruta máxima da habitação e o valor máximo elegível por metro quadrado.

O valor máximo de apoio para os agregados familiares que se enquadram na classe I corresponde a 70% do valor de construção, actualmente praticado, para uma habitação a custos controlados, atenta a tipologia adequada às suas características.

O valor máximo de reabilitação por metro quadrado pode ser ainda anualmente alterado e é majorado em 10 % quando a habitação a recuperar se situe nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.

As verbas concedidas pelo Governo destinam-se a dotar as habitações de condições e de segurança a todos os agregados familiares abrangidos por estes apoios.

Esta alteração, no âmbito dos apoios em matéria de habitação degradada, vem beneficiar a preservação do património cultural e a manutenção dos postos de trabalho na área da construção civil.


GaCS\SM

Jorge Gonçalves

Governo concede tolerância de ponto na tarde de Quinta-Feira Santa


O Governo Regional dos Açores vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional no período da tarde do próximo dia 21 de Abril, Quinta-Feira Santa.


O Despacho, emanado da Presidência do Governo, fundamenta-se na tradição da concessão de tolerância de ponto no período da Páscoa.


O documento, subscrito pelo Presidente do Governo Regional, Carlos César, considera, também, os aspectos relacionados com a produtividade dos serviços públicos, associados à preocupação de garantir a prestação de serviço de qualidade aos cidadãos.



GaCS/CM


Publicado por: Jorge Gonçalves

O filme "Hereafter - Outra Vida" no cinema da Graciosa esta Sexta-feira, dia 15 de Abril


O filme "Hereafter - Outra Vida" será exibido no Centro Cultural da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 15 de Abril, pelas 21h.




Pais: Estados Unidos

Género: Drama, Fantástico

Duração: 129 m

Classificação: 12M

Interpretação: Matt Damon, Cecile de France, Franklin McLaren

Realização: Clint Eastwood




George é um trabalhador da construção civil que tem uma ligação especial com a vida para além da morte. Marie (Cécile de France), uma jornalista Francesa, é vítima de uma catástrofe natural que quase a matou, o que alterou totalmente a sua realidade. E Marcus (George McLaren e Frankie McLaren), é uma criança Londrina, que quando perde o seu irmão gémeo, procura desesperadamente obter respostas. Cada um em busca da verdade, os seus caminhos irão cruzar-se, e alterar para sempre aquilo em que eles acreditam existir para além da vida.




Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 12 de abril de 2011

Governo dos Açores lança Programa LEGAL em parceria com instituições dos Açores, EUA e Canadá

De 14 a 19 de Abril estará nos Açores, a convite da Direcção Regional das Comunidades, o Xerife do Bristol County, Estados Unidos da América, Thomas Hodgson, para uma série de reuniões de trabalho na área da deportação, nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Esta deslocação está inserida no Ano Europeu do Voluntariado, onde a Direcção Regional das Comunidades irá promover diversas actividades que potencializem a prática do voluntariado junto das Comunidades Açorianas.

No dia 14 de Fevereiro, pelas 9H00, o Xerife e a DRC reunirão com Rede de Suporte à Mobilidade Humana da ilha Terceira, no Instituto de Acção Social de Angra do Heroísmo, onde, com as diversas instituições que compõem a respectiva rede, debaterão diversas questões sobre a integração dos cidadãos deportados dos EUA.

No mesmo dia, durante a tarde, visitarão as associações CASA DE EMERGÊNCIA e ABRIGO AMIGO que, para além da visita às instalações, manterão uma reunião de trabalho com os dirigentes, bem como com os cidadãos deportados a residir nestas instituições.

No dia 15 de Abril, pelas 10H00, haverá um encontro com o Cônsul dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada, bem como visitarão a Associação ARRISCA, uma das associações parceira do Governo dos Açores na integração dos cidadãos deportados.

Nesta visita, a comitiva terá a oportunidade para se reunir com alguns cidadãos deportados, a residirem em São Miguel.

No dia 18 de Abril, pelas 10H00, o Xerife Thomas Hodgson será recebido pelo Secretário Regional da Presidência, no Palácio da Conceição, visitando, da parte da tarde a Associação Novo Dia e o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, mantendo reuniões com as respectivas instituições, apresentando projectos realizados na comunidade açoriana da costa leste dos EUA, no âmbito do voluntariado e apoio a cidadãos alvo de deportação.

A 19 de Abril, pelas 10H00 inicia-se a reunião da Rede de Suporte à Mobilidade Humana, no Hotel the Lince, em Ponta Delgada. Esta reunião tem como objectivo fundamental a recolha de informações necessárias à implementação do Programa LEGAL, nos EUA e Canadá.

Com a experiência das instituições desta Rede no apoio à integração de cidadãos deportados, bem como a experiência de diversos projectos de voluntariado implementados nos EUA, será definido um conjunto de iniciativas tendentes à prevenção da deportação.

O Projecto LEGAL - Legalization Effort of the Government of the Azores and Logistics será apresentado à comunicação social no dia 19 de Abril, pelas 12H00, no Hotel the Lince.


GaCS/DRC

Jorge Gonçalves

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Governo aprovou a ampliação e alargamento da pista do Aeroporto da Graciosa


Foi aprovado esta tarde pelo Governo Regional um investimento em 3 aeroportos açorianos no valor de 37 milhões de euros.


Obras anunciadas esta tarde em Ponta Delgada pelo Secretário Regional da Presidência, André Bradford, depois do conselho do governo:


Foi decidido aprovar o Plano de Exploração e Investimentos a efectuar pela SATA – Gestão de Aeródromos, S.A, para o ano de 2011. O plano agora aprovado envolve um valor global de investimento plurianual estimado em cerca de 37 milhões de euros e, de entre as diversas intervenções nele previstas, destacam-se as obras de ampliação e alargamento da pista e instalação do equipamento VOR/DME no Aeródromo da ilha de S. Jorge, a construção dos Aquartelamentos de Bombeiros nos Aeródromos das ilhas de S. Jorge e da Graciosa, a Construção da Torre de Controlo do Aeródromo da ilha do Corvo, bem como a requalificação da Aerogare do Aeródromo da ilha da Graciosa.


Estão igualmente incluídos no Plano agora aprovado os trabalhos de ampliação e alargamento da pista do Aeroporto da Graciosa".


Publicado por: Jorge Gonçalves

José Contente confirma que obras na Graciosa estarão concluídas nos próximos meses

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou as obras da empreitada de reabilitação da estrada regional 3-2ª, Pedras Brancas – Limeira, na ilha Graciosa.

José Contente comprovou o bom ritmo das obras e confirmou que serão concluídas ainda no primeiro semestre deste ano. A empreitada representa um investimento de 900 mil euros e “é mais um bom exemplo da reabilitação da rede viária que empreendemos na ilha Graciosa”, sublinhou.

No âmbito da beneficiação do troço Pedras Brancas – Limeira, uma extensão total de 2,5 quilómetros, foi rectificada a designada Curva do Rebentão, na Luz, “uma aspiração dos condutores com mais de 40 anos”, acrescentou o governante.

Para a cobertura total da rede viária ficarão a faltar apenas 10 quilómetros para intervencionar, entre Limeiras e Porto Afonso. José Contente mostrou-se satisfeito com o “sucesso” da reforma da reabilitação das estradas regionais por toda a Região na última década.

No caso concreto da ilha Graciosa, referiu, o executivo açoriano já investiu oito milhões de euros na rede viária, tendo já reabilitado 82 por cento do total de quilómetros de estradas.

De acordo com o Secretário dos Equipamentos, “o Governo Regional tenciona, no futuro, ter uma atenção especial na manutenção das estradas regionais da Graciosa e das restantes ilhas do arquipélago, nomeadamente com o arranjo dos espaços sobrantes, construção de muros contíguos e ao nível da requalificação paisagística junto às estradas”.


GaCS/VS

Publicado por: Jorge Gonçalves

Governo concede apoio financeiro à Santa Casa da Misericórdia da Praia

Mais de 993 mil euros é o montante total atribuído pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social, a diversas entidades regionais das ilhas São Miguel, Terceira, Graciosa e São Jorge.

As verbas, concedidas por Portaria, irão beneficiar as santas casas da misericórdia da Calheta (S. Jorge), da Vila da Praia (Graciosa) e de Vila Franca do Campo (São Miguel), o Centro Social Paroquial de Arrifes, a Associação de São João de Deus, a Casa do Povo de Fontinhas, o Lar D. Pedro V, o Centro Comunitário de São Brás e a Casa do Povo da Terra Chã.

Os apoios atribuídos visam, entre outros, comparticipar obras de construção de lares de idosos e de creches, bem como obras de ampliação de ateliers de tempos livres.


GaCS/SM

Publicado por: Jorge Gonçalves

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O filme de animação "Entrelaçados" no Cinema da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 8 de Abril


O filme de animação "Entrelaçados" será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa, esta Sexta-feira, dia 8 de Abril, pelas 21h.

Pais:

Estados Unidos

Género:

Animação, Comédia

Duração: 100 m

Classificação: 6M

Interpretação: Mandy Moore, Zachary Levi, Donna Murphy

Realização: Nathan Greno, Byron Howard


Descrição O bandido mais procurado - e mais encantador - do reino, Flynn Rider, junta-se a Rapunzel e formam um improvável duo numa hilariante e frenética fuga de pôr os cabelos em pé, recheada de aventura, emoção, humor e muito cabelo!




Publicado por: Jorge Gonçalves

terça-feira, 5 de abril de 2011

José Contente visita obras na Graciosa esta Quarta-feira


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, visita as obras de construção da empreitada de reabilitação da Estrada Regional Pedras Brancas-Limeira, na ilha Graciosa. Local de concentração: início da empreitada, nas Pedras Brancas, esta Quarta-feira pelas 11h.



GaCS


Publicado por: Jorge Gonçalves

Cruzeiros internacionais de passagem pela Graciosa este mês


Durante este mês, serão 28 as escalas que se realizarão nos Açores, com Ponta Delgada a ser o mais procurado com 15 escalas para esse periodo seguido da cidade da Horta com 4 escalas para o seu porto, a Terceira com três, Vila do Porto recebe 2 escalas de navios de cruzeiro e as ilhas do Pico, Graciosa, Flores e Corvo recebem 1 escala estando previsto 17550 de passageiros em trânsito no âmbito destas escalas na região.


O Celebrity Eclipse será o navio de maior capacidade, com cerca de 2850 passageiros em Ponta Delgada. O Queen Victoria visita Ponta Delgada a 7 de Abril pela segunda vez deste que foi lançado ao mar sguindo-se o navio Aurora da P&O Cruises no dia 11.


O veleiro de luxo Star Flyer e o Sea Cloud II também passarão pelos Açores a 15 de Abril. Dois dias depois o porto da Horta recebe a sua primeira escala de 2011, tata-se do regresso do navio Discovery, o Voyages of Discovery.


O programa da Sea Cloud II realiza um cruzeiro rotativo pela companhia Noble Caledonia, em que os passageiros chegam a Ponta Delgada e regressam a Londres de avião, entre 16 e 24 de Abril. No itinerário constam escalas no Faial, Flores, Corvo, Graciosa, Terceira, Pico e Santa Maria. Findo este itinerário, a Sea Cloud Cruises inicia novo cruzeiro em Ponta Delgada no dia 24, visitando Horta, Angra e Vila do Porto terminando o roteiro no Funchal, a 30 de Abril.


Nos dias 20 – o Saga Ruby e Eurodam -, dia 23 – o Celebrity Eclipse e Sea Cloud II) e 26 – o Braemar e Princess Danae – visitam S. Miguel com dois navios de cruzeiro em simultâneo. Na sua escala em Ponta Delgada a 26 de Abril, o Princess Danae visita os Açores no âmbito de um cruzeiro transatlântico de 16 dias com partida de Halifax no Canadá a 17 de Abril passando por Sydney no Canada e St. Pierre antes de chegar ao arquipélago.


O mês termina com nova visita do Norwegian Sun.



Opção Turismo


Publicado por: Jorge Gonçalves

Protecção Civil: precipitação forte no Grupo Central

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, a passagem de uma superfície frontal fria pelo Arquipélago, poderá provocar precipitação por vezes FORTE.

Nestas condições prevê-se:

Para o Grupo Central : Períodos de chuva por vezes FORTE, no período entre as 09h00UTC de 05/ABR/2011 e as 00h00UTC de 06/ABR/2011.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Recomenda-se particularmente aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação. Mais informação em, http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srhe-srpcba


GaCS/SRPCBA

Publicado por: Jorge Gonçalves

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Acordo Ortográfico aplicado nas escolas da Região no próximo ano lectivo

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vai ser aplicado nas escolas da Região, no inicio do ano lectivo 2011/2012.

Tendo em conta que todos os organismos da função pública terão, obrigatoriamente, que aplicar o acordo ortográfico em 2012 e uma vez que o novo ano lectivo começa em Setembro deste ano, as escolas da Região terão assim um período de adaptação na aplicação do Acordo, antes do início do ano que vem.

O Acordo será aplicado em todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade.

Proximamente deverá ter lugar a formação ao pessoal docente, tendo a tutela sugerido o mês de Julho, para a realização da mesma, cabendo no entanto às unidades orgânicas a sua calendarização e coordenação.

Essa formação será realizada em todas as escolas pelos professores de língua portuguesa, que estão mais familiarizados com o Acordo Ortográfico, e tendo ainda em conta que grande parte destes docentes já frequentou acções de formação ou sensibilização para o Acordo.

Para o pessoal não docente, a formação será dada no segundo semestre deste ano, pelo CEFAPA - Centro de Formação da Administração Pública dos Açores.

Quanto aos manuais escolares, estes utilizarão progressivamente a nova ortografia, seguindo o ritmo das novas adopções ou quando um manual já adoptado tenha de ser reimpresso durante o seu período de vigência.


GaCS/HB

Publicado por: Jorge Gonçalves

Próximo ano lectivo terá nova calendarização

O ano lectivo 2011-2012 tem início marcado para o dia 19 de Setembro, começando uma semana mais tarde do que o ano lectivo em curso.

Esta alteração vai permitir que, na segunda semana completa de Setembro (de 5 a 9), seja realizada toda a formação de docentes, uma vez que deixa de existir a interrupção lectiva que acontecia habitualmente em Novembro.

Depois desta semana de formação, as escolas terão a semana seguinte (de 12 a 16) para ultimar a logística do início da actividade lectiva, que acontecerá a 19.

Assim, o primeiro período decorrerá de 19 de Setembro a 16 de Dezembro, sendo que a interrupção lectiva do Natal acontece de 19 de Dezembro a 2 de Janeiro.

Já o segundo período vai decorrer entre 3 de Janeiro e 30 de Março, com as interrupções lectivas marcadas de 20 a 22 de Fevereiro e de 2 a 13 de Abril.

O terceiro período decorrerá entre 16 de Abril e 15 de Junho, com as aulas a terminarem mais cedo do que anteriormente, para dar espaço à preparação da logística do processo dos exames nacionais, que terão lugar 5 dias depois do final deste período lectivo.


GaCS/HB

Publicado por: Jorge Gonçalves