Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Governo dos Açores já investiu cerca de 1 milhão e cem mil euros em infraestruturas de apoio às pescas na ilha Graciosa nesta legislatura



O Subsecretário Regional das Pescas disse hoje na Graciosa que o Governo dos Açores já investiu cerca de um milhão e cem mil euros nesta legislatura em infra-estruturas de pesca na ilha. Referia-se à construção do edifício para armazém de aprestos do Porto da Praia, ao assinalamento marítimo, pavimentação, redes de águas e eléctricas do Porto da Praia, e à reparação do cais do Porto de Santa Cruz.

Marcelo Pamplona acompanhou o Presidente do Governo na visita efectuada à obra de construção da nova lota da Praia da Graciosa que representa um investimento de cerca de 612 mil euros. Está previsto ainda investir cerca de 934.000 euros na presente legislatura referentes à instalação do sistema de leilão electrónico na lota, na instalação do sistema de frio na lota, na construção de casas de aprestos no Porto da Praia, na construção de um espigão para melhoramento da agitação no interior do porto e na instalação de um pórtico de varagem no Porto da Praia. Estima-se por isso na presente legislatura investir nesta ilha cerca de três milhões de euros.

A nova lota da Praia da Graciosa terá um espaço aberto com cerca de 200 m2, onde se procederá à recepção, armazenagem, exposição e venda do pescado fresco, em circuito contínuo. À entrada será instalada uma máquina de fabrico de gelo com 12 toneladas de capacidade de produção diária, bem como o respectivo silo de armazenagem e uma câmara de conservação de congelados com cerca de 16 m2, revestida com painéis termoplacados que permitem um bom isolamento térmico e poupanças energéticas em relação ao existente na lota actual.

Para responder às necessidades dos pescadores da Graciosa, vão ser montados três tanques para recepção e conservação de crustáceos, equipamento que não existia na actual lota. As áreas de acesso público, de apoio aos utilizadores da lota, afectas aos serviços administrativos, instalações do veterinário e de apoio aos funcionários encontram-se concentradas de modo a racionalizar a circulação de pessoas e a facilitar a movimentação do pescado na lota, desde a recepção até à entrega aos compradores.

A LOTAÇOR vai instalar na lota da Praia da Graciosa um moderno sistema de leilão electrónico, que vem substituir o actual sistema de leilão à voz. Vai ser também instalado um novo sistema informático que permitirá a ligação on-line ao sistema do edifício sede, facilitando, racionalizando e conferindo maior rigor a todo o trabalho administrativo inerente ao funcionamento da lota. Este investimento ronda os cem mil euros.

Além da nova lota, o investimento previsto pelo Governo Regional inclui a construção de um pórtico de varagem e obras para reduzir a agitação marítima. “Estamos a realizar um estudo para encontrar uma solução que reduza a agitação marítima no interior do porto”, afirmou Marcelo Pamplona, adiantando que a melhor solução, “tudo indica, seja a construção de esporões", mas não descartou a hipótese de um alargamento do molhe.



GaCS/LC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário