Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Governo apoia iniciativas para favorecer o conhecimento da Europa junto dos açorianos




O Governo dos Açores atribuiu hoje apoios de 40.845 euros a três iniciativas culturais que visam potenciar, durante o corrente ano, o conhecimento da Europa junto dos açorianos.

Concedidos por despachos do Secretário Regional da Presidência, hoje publicados em Jornal Oficial, estas verbas destinam-se também a apoiar manifestações artísticas e culturais que possam contribuir para criar novos públicos e elevar o nível geral de fruição dos mesmos.

Os Açores foram distinguidos com o galardão de “Região Europeia do Ano de 2010”, sendo intenção do Governo “preencher lacunas na oferta cultural, desportiva e científica da Região e dar a conhecer outras realidades culturais, com destaque para as regiões europeias, atlânticas e ultra-periféricas”.

À Azores Film Commission, uma associação sem fins lucrativos, sedeada em Angra do Heroísmo, o Executivo atribuiu um apoio de 13.000 euros para a execução de um ciclo de cinema europeu, que arranca dia 5 de Junho, na cidade da Horta.

No âmbito daquele ciclo, serão exibidos nos Açores durante o corrente ano algumas das obras cinematográficas de realizadores mais emblemáticos do cinema na Europa no pós-1957, ano da criação da então Comunidade Económica Europeia.

Por sua vez, a Associação Musical Vox Cordis foi contemplada com uma verba de 14.650 euros que se destina a apoiar a realização, no Continente português, em Agosto próximo, dos seus espectáculos “Sharing the Music”, “Musicais em Concerto” e “Em nós…o Fado”.

O Governo atribuiu também ao Instituto Açoriano de Cultura um apoio de 13.195 euros para edição do livro “A Europa no pensamento dos açorianos ao longo da História”, uma publicação a cargo do Prof. Onésimo Teotónio de Almeida, na qual será feita uma recensão das teses e pensamentos de alguns dos maiores vultos da cultura açoriana sobre a Europa do seu tempo.


GaCS/FG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário